NOTICIAS DO G1

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Explosão de Reator foi Motivo do Apagão que deixou mais de seis milhões de pessoas sem luz no Nordeste no Ultimo Sábado



O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, convocou uma reunião geral do setor elétrico para identificar as causas do apagão que atingiu sete estados do Nordeste. Mais de seis milhões de pessoas ficaram sem energia.
Uma falha na estação da Eletronorte, em Imperatriz, no Maranhão, pode ter sido a causa do apagão de sábado (22) que durou mais de uma hora no estado e atingiu 1,6 milhão pessoas em 53 cidades maranhenses.
"O problema aconteceu em Imperatriz e está sendo investigado a partir daí", diz o executivo de imprensa da CEMAR Luiz Carlos Cardoso. Como o sistema é interligado, qualquer problema que aconteça pode desencadear um efeito cascata, como ocorreu. O apagão atingiu outros seis estados.
No Ceará, 1,5 milhão de pessoas em 97 cidades ficaram sem luz. A interrupção no fornecimento durou 20 minutos.
Na Paraíba, moradores de 120 cidades ficaram no escuro por meia hora.
Em Pernambuco, 1,4 milhão casas e lojas ficaram sem energia durante 22 minutos. É quase metade dos consumidores do estado.
Em Alagoas, 61 municípios ficaram sem luz durante 20 minutos.
Em Sergipe, faltou luz em mais de 80% dos municípios, mas a interrupção foi rápida: durou de dois a 13 minutos e 500 mil clientes foram atingidos.
Já a Bahia teve o maior número de consumidores prejudicados: 1,8 milhão. Foram 20 minutos sem energia em 289 municípios.
O Rio Grande do Norte confirmou que houve falta de energia, mas informou que ainda aguarda relatório do setor de perdas para informar o número de municípios e consumidores afetados.
No Rio de Janeiro, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, confirmou que um reator na estação de Imperatriz explodiu. Entretanto, negou que tenha havido um apagão. Segundo ele, o sistema foi desligado preventivamente.
“Não aconteceu um apagão. Aconteceu um desligamento de cargas selecionadas para desligarem quando esse tipo de fenômeno ocorre”, explicou o diretor geral do ONS.
O ministro de Minas e Energia está em Nova York para um encontro na Organização das Nações Unidas (ONU). De lá, convocou uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para discutir as causas do apagão. Participam os representantes de cinco órgãos, como o ONS e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O secretário-executivo do Ministério, Márcio Zimmermann, vai coordenar a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário