NOTICIAS DO G1

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AS TECNOLOGIAS NO MUNDO ACADÊMICO



Depois de concluir o ensino médio, quando decidiu que queria continuar a estudar, você pode ter se perguntado: “Será que devo fazer um curso superior ou tecnólogo”? “Quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções?”
Saiba que você não é a única pessoa que não domina a diferença. Aliás, não é o primeiro e, com certeza, não será o último.
O curso tecnólogo é um curso superior de duração mais rápida, geralmente com 2 ou 3 anos para a conclusão. Ele também oferece uma formação mais específica para o mercado de trabalho, enquanto as graduações conferem uma formação mais abrangente.
Embora não seja muito conhecida, essa opção é muito procurada como alternativa para formação, principalmente por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho. Além de apresentar uma formação em área específica, o curso tem também uma carga horária inferior, facilitando a frequência dos alunos que já trabalham.
Depois de formados, os “tecnólogos” podem continuar os estudos, cursando uma especialização ou até mesmo um Mestrado e Doutorado. Se optar pelo curso tecnólogo, é ideal se informar se a instituição escolhida atende os critérios do Ministério da Educação (MEC).
Os cursos de graduação tradicional são um pouco mais longos, tendo duração média/mínima de 4 anos. Eles podem ainda oferecer formação em bacharelado ou licenciatura. Algumas instituições de ensino dispõem as duas opções aos alunos em determinadas matérias, possibilitando a oportunidade de se tornar bacharel ou diplomado em licenciatura, ou até mesmo formação em ambas as áreas.
Enquanto o curso tecnólogo é muito procurado por pessoas que já estão empregadas, a graduação tradicional é mais comum quando as pessoas concluem o ensino médio e já ingressam na universidade. Nesse caso a pessoa tem tempo para formar com mais calma, desenvolve estágio e só então é inserida ao mercado de trabalho.
Agora, resta a você escolher o que se encaixa mais com seu perfil, momento e condições atuais. Mas, lembre-se que apenas o conhecimento qualifica o profissional, então, esteja sempre informado e atualizado, buscando o desenvolvimento intelectual. Boa sorte!

Escrito por: Via6 P. (Rede Social Profissional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário