NOTICIAS DO G1

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A POSITIVIDADE DO JULGAMENTO DO MENSALÃO PELO STF



De acordo com Especialistas ouvidos pelo G1 o julgamento do mensalão, maior da história do Supremo Tribunal Federal (STF), representa um divisor de águas no Judiciário brasileiro, mostrando que é possível julgar livre de pressões políticas, de forma rápida e eficaz a todos, do mais humilde ao mais alto escalão, alterando a lógica de impunidade nos chamados "crimes do colarinho branco". Ao longo de mais de 40 sessões, 25 de 37 réus acabaram condenados pelo pagamento de propina em troca de apoio político ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre eles, políticos da alta esfera do governo federal, como o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, além de empresários, como o ex-publicitário Marcos Valério, deputados e dirigentes de instituições bancárias.


O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, é a grande figura histórica dessa história, como primeiro negro a dirigir o STF. Muito esperado em seu voto, Joaquim Barbosa indica qual a possível pena para cada réu que ele considera que culpado.
Não há dúvida de que sua participação nos processos do mensalão foi um marco e deixou os brasileiros mais esperançosos quanto à política do país. Esperamos que esse momento histórico possa ser o início de uma nova era, na qual o povo brasileiro tão esforçado na hora de eleger seus representantes, seja de fato, reconhecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário